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    há 2 meses

    Análise SWOT: Entenda como a ferramenta atua nos seus planejamentos

    A análise ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para a tomada de decisões.

    Consiste na observação de quatro fatores: dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português:

     

    Forças;

    Oportunidades;

    Fraquezas;

    Ameaças.

     

    As forças e fraquezas dizem respeito ao tomador de decisão – ou seja, você e sua empresa. Já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle. Na análise SWOT, esses dois cenários são conhecidos como ambiente interno e ambiente externo, respectivamente.

     

    A matriz FOFA é um sistema relativamente simples de usar e que fornece um grande detalhamento da situação, abrangendo circunstâncias como a criação de produtos em uma pequena empresa até a gestão de uma multinacional. Contudo, para que ela realmente faça efeito, precisa ter seus termos estudados separadamente – o que faremos a seguir!

     

     

    Ambiente interno:

    Forças

    São as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio. Podem dizer respeito também aos elementos internos que beneficiam o seu empreendimento ou fatores que estão sob o seu controle – que você consegue, por exemplo, decidir se mantém ou não.

     

    Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são:

     

    Quais são as minhas melhores atividades/produtos/serviços?

    Qual é a minha maior vantagem competitiva?

    O quão felizes meus clientes estão?

     

    Fraquezas

    São pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa. Essa etapa exige muita sinceridade por parte do realizador da análise SWOT, afinal, é preciso identificar esses, digamos, “defeitos” do seu negócio para que o método faça sentido.

     

    Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são:

     

    Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim?

    Meus funcionários são os ideais para esse trabalho?

    Por que meus clientes não estão engajados?

     

     

    Ambiente externo:

    Oportunidades

    Nada mais são do que forças externas que impactam positivamente a sua empresa. Você não pode controlá-las, mas pode usufruir delas – desde que sejam reais e possuam embasamento em pesquisas ou estudos.

     

    Além disso, elas podem surgir a qualquer momento, e o ideal é que você esteja preparado! Estamos falando de eventos como uma parceria com o seu concorrente, um modismo passageiro que aumente o consumo do seu produto, mudanças na política econômica do governo, novas leis, etc.

     

    Ameaças

    São o contrário das oportunidades: forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Do que você tem medo? Se isso acontecer realmente, já sabe o que fazer? É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o empreendimento como um todo.

     

    Exemplos:

     

    Escassez de mão de obra;

    Catástrofes naturais;

    Roubo de dados;

    Novos e melhores concorrentes, entre outros.

     

     

    Conseguiu entender com mais clareza o conceito do SWOT? Perfeito, agora é hora de praticar!

     

     

    Fonte: Resultados Digitais

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