Blog

  • Colorir virou tendência: o que os livros para adultos nos ensinam sobre comportamento e consumo

    Em alta

    SDI .

    SDI

    há 2 dias

    Colorir virou tendência: o que os livros para adultos nos ensinam sobre comportamento e consumo

    Colorir deixou de ser apenas coisa de criança. Nos últimos anos, os livros de colorir voltados para adultos ganharam espaço nas prateleiras (e nas redes sociais), prometendo relaxamento, foco e uma pausa na rotina acelerada. Mas como toda boa tendência, o que começou como hobby já virou nicho, mercado e, para alguns, até profissão. 

      

    De passatempo a mercado criativo 

     

    A proposta inicial era simples: oferecer momentos de desaceleração por meio da pintura. Mas o crescimento dessa prática gerou também uma onda de cursos, perfis especializados e até monetização de conteúdos sobre como “colorir certo”. Plataformas como YouTube e TikTok estão cheias de tutoriais, técnicas de sombreado e dicas de materiais. Isso é ótimo para quem quer se aprofundar, mas também levanta a pergunta: até onde o lazer precisa ser performático? 

      

    Outro fenômeno que acompanha essa febre criativa é o uso de inteligência artificial para gerar livros inteiros de ilustrações no estilo “coloring book”, muitas vezes imitando estilos artísticos e culturais sem dar os devidos créditos. De artistas famosos com Taylor Swift, a livros como a saga Crepúsculo, e versões de pessoas comuns, são algumas das personalizações. 

      

    Para marcas e criadores, isso levanta um ponto importante: como produzir conteúdo visual sem reforçar estéticas genéricas ou recorrer a soluções pouco éticas? A criatividade continua sendo um diferencial, e o cuidado com referências e originalidade deve ser valorizado. Além disso, a facilidade de distribuição digital aumentou os casos de falsificações e cópias não autorizadas desses materiais. 

     

    O que isso ensina para quem trabalha com conteúdo e comunicação? 

     

    - Tendências podem nascer do simples: colorir é um hábito antigo, mas foi ressignificado com linguagem e estética contemporânea. 

    - Nem tudo precisa virar produto: o sucesso de um hobby pode inspirar campanhas, sim, mas sem tirar a leveza do que ele representa. 

    - A estética precisa de contexto: usar ilustrações ou visuais baseados em culturas, ou estilos específicos exige pesquisa e respeito às origens. 

    - A experiência importa: o que engaja o público não é só o conteúdo visual, mas o sentimento que ele desperta. 

      

    A onda dos livros de colorir para adultos é um retrato interessante do nosso tempo. Fala de cansaço, busca por bem-estar, mas também da velocidade com que hobbies viram tendência e, às vezes, negócio. Para marcas e criativos, a lição está em equilibrar inspiração com autenticidade e lembrar que nem tudo precisa ser perfeito para ser poderoso. 

Endereço

R. Cel. Pedro Benedet, 363 - SL 603, 88801-250, Centro, Criciúma - SC.

Trabalhe com a gente Política de privacidade

Contato

48 3437-1817
sdi@sdicomunica.com.br

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.somossdi.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal.
Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies".
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.